Vereador denuncia falha no SAMU que atrasa declaração de óbitos na cidade

58

Durante a Tribuna de Vereadores da reunião na Câmara Municipal, desta segunda-feira (1º), o vereador Alysson Enfermeiro (Avante) fez uma denúncia sobre a prestação de serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em João Monlevade. Segundo ele, esta é a segunda vez que a equipe do SAMU chega a uma ocorrência de emergência e constata o óbito, mas não possui um processo administrativo que permita formalmente essa constatação.

“Em outras cidades da região, como Itabira, o SAMU pode realizar a constatação do óbito de forma oficial. Aqui, isso não acontece. Por isso, mesmo que a equipe chegue e constate a morte, é necessário acionar a Polícia Civil para emitir a declaração de óbito”, explicou o vereador.

De acordo com o Vereador, o caso mais recente ocorreu no último final de semana, quando uma ocorrência foi atendida às 15h, mas a declaração de óbito só foi emitida às 20h, gerando mais sofrimento para a família da vítima, conforme relatou Alysson.

O Vereador afirmou que a situação demonstra a necessidade de um processo administrativo que permita ao SAMU realizar a constatação do óbito ou que seja definido o funcionamento de tal procedimento, para evitar transtornos às famílias.