Secretaria de Saúde de Itabira esclarece fluxo de transferência de pacientes do SUS para tratamentos fora do município

56
Foto: HNSD / reprodução - Facebook

Internado desde a véspera do Natal com um quadro grave de aneurisma cerebral, o itabirano Igor Gabriel dos Santos aguarda, sem previsão, uma vaga para transferência a Belo Horizonte. O caso ganhou repercussão nos últimos dias e, na noite dessa segunda-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabira divulgou uma nota oficial detalhando como funciona o fluxo de transferência de pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde atendidos no PSMI – Pronto-Socorro Municipal de Itabira.

De acordo com o esclarecimento, o PSMI, administrado pelo HNSD – Hospital Nossa Senhora das Dores, é a principal porta de entrada para atendimentos de urgência e emergência no município, atendendo não apenas Itabira, mas também cidades vizinhas. Todos os pacientes que dão entrada na unidade recebem atendimento médico completo, incluindo avaliação clínica, realização de exames, administração de medicamentos e estabilização do quadro de saúde. No documento, a Secretaria de Saúde explicou que, quando há necessidade de tratamento especializado que não é ofertado em Itabira — como procedimentos de neurocirurgia — o Pronto-Socorro Municipal solicita a transferência do paciente por meio do sistema SUS Fácil MG.

Conforme a nota, a Central de Leitos do Estado de Minas Gerais, responsável pela coordenação de todos os leitos hospitalares estaduais, informou que, neste momento, não há previsão de vaga para a especialidade de neurocirurgia. Enquanto aguarda a transferência, o paciente permanece assistido no Pronto-Socorro Municipal, com acompanhamento contínuo, monitoramento e medidas de segurança. Após a liberação da vaga pelo sistema estadual, a Secretaria informa que são providenciadas tanto a autorização quanto o transporte adequado para a unidade de destino.