O SUS iniciará a aplicação da vacina contra a dengue de dose única, produzida pelo Instituto Butantan, em caráter experimental nas cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) a partir de 17 de janeiro, e em Botucatu (SP) no dia 18.
A estratégia busca imunizar ao menos 50% da população desses municípios, com público-alvo entre 15 e 59 anos, incluindo profissionais da atenção primária à saúde. Com o aumento da produção, viabilizado por parceria entre o Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a vacinação será gradualmente ampliada para todo o país, começando pela faixa etária de 59 anos e avançando até os 15 anos.
Atualmente, o SUS oferece outra vacina contra a dengue, em duas doses, para adolescentes de 10 a 14 anos. Recentemente um estudo analisou 365 voluntários de 14 estados brasileiros e mostrou menor carga viral entre vacinados em comparação aos não vacinados.
A vacina foi aprovada pela Anvisa após cinco anos de acompanhamento de 16 mil voluntários e apresentou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra casos graves e com sinais de alarme em pessoas de 12 a 59 anos.


