Pesquisa Genial/Quaest: popularidade de Lula despenca seis pontos na região Nordeste

4

A nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11), trouxe um dado preocupante ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao ver sua popularidade despencando no seu principal reduto eleitoral, o Nordeste, que ainda o avaliava positivamente.

A rejeição a Lula nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte já vinham se acentuando nas mais recentes pesquisas. Segundo a Quaest, em janeiro, 67% dos eleitores nordestinos afirmavam apoiar o seu governo, mas, na pesquisa desta quarta-feira, a sua aprovação caiu seis pontos, chegando a 61% dos entrevistados, uma rejeição de 30% para 33 % nesse curto espaço de tempo.

Os que não responderam saíram de 3% para 6%. Foram entrevistadas pela Quaest 2.004 pessoas entre 5 e 9 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos e nível de confiança de 95%. Em janeiro de 2025, o presidente Lula anunciou a substituição do então secretário da Comunicação social da Presidência, deputado Paulo Pimenta, pelo nome de Sidônio Palmeira, marqueteiro da vitoriosa campanha de 2022, com foco em mudança de estratégia na publicidade governamental, que se encontrava em baixa.

Em julho de 2025, criou-se um novo slogan “Governo do Brasil, ao lado do Povo Brasileiro”, tentando reverter os baixos índices de popularidade do governo do presidente Lula. Ao que parece, a troca não resultou em melhorias na aceitação do governo petista.