Na noite dessa segunda-feira, a Câmara promoveu uma Audiência Pública com o objetivo de discutir sobre as Causas Raciais – Igualdade Racial e Políticas de Enfrentamento ao Racismo, em João Monlevade e Região. A reunião foi proposta pelo vereador Revetrie Teixeira, que destacou a importância do tema.
Segundo ele, o debate acerca da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo é fundamental para a promoção de direitos, a redução de desigualdades e a construção de políticas públicas mais inclusivas. Participaram da audiência além de parte dos vereadores; s representantes da AMAD – Associação Monlevadense dos Afro Descendentes, Alexsandra Mara Felipe Fernandes e Karina Caetano; representante da secretaria de educação Marinete Morais; Diretora da UEMG, Júnia Alexandrino; representante do Conselho Municipal da Igualdade Racial – COMPIR, Diana dos Santos e Indianara dos Santos Sena; maquiadora especialista em pele negra e ativista Estpefane Emanuele; professora Fernanda Milane; chefe do departamento de engenharia elétrica da UFOP Liziane Barcelo; representante do Instituto Trabalhadoras do Bem, Maria das Graças; representante da Pastoral Afro Alfredo Machado; compositor de rap, Breno Dias; professor Hailisson Ferreira; a presidente da Fundação Casa de Cultura, Nádja Lírio; e a representante da OAB João Monlevade, Dra. Paloma Kívia.
A representante da AMAD, professora Karina Caetano, destacou a importância da ocupação dos espaços de poder pela população negra, ressaltando que embora pessoas negras representem mais de 55% da população brasileira, essa maioria não se reflete na representatividade política e institucional. Ela abordou também o que chamou de “apagamento da cultura e de um povo”, especialmente nos materiais didáticos e no ensino religioso, marcado pelo silenciamento das culturas afro-brasileiras e por representações violentas e desumanizadoras.





