23.8 C
João Monlevade
sexta-feira, setembro 12, 2025
InícioBrasil e MundoBanco Central endurece regras para fintechs e impõe limite de transações

Banco Central endurece regras para fintechs e impõe limite de transações

O Banco Central do Brasil anunciou, nesta sexta-feira (05), novas regras para instituições de pagamento, com o objetivo de reforçar a segurança do Sistema Financeiro Nacional. As medidas foram tomadas após investigações policiais identificarem o uso de fintechs em esquemas de lavagem de dinheiro pelo crime organizado.

Entre as mudanças, está o limite de R$ 15 mil para transações via Pix e TED realizadas por instituições de pagamento que ainda não possuem autorização definitiva. Além disso, novas empresas não poderão entrar em operação sem aprovação prévia do Banco Central.

O prazo para que instituições já em funcionamento obtenham autorização definitiva foi adiantado de 2029 para maio de 2026. Outra exigência é a comprovação de capital social mínimo de R$ 15 milhões para empresas que oferecem serviços de tecnologia e conexão à rede financeira.

Segundo o presidente do BC, Gabriel Galípolo, o objetivo das medidas não é prejudicar o setor, mas garantir que todas as instituições sigam padrões de segurança para proteger tanto a população quanto o sistema financeiro.

Leia Mais
spot_img

Mais lidas

Não é permitida essa ação.