Biometria do INSS passa a ser obrigatória: veja quem pode ter o benefício suspenso e quais são as regras

3
Reprodução / TSE

Uma nova fase de segurança digital implementada pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, tornou obrigatória a biometria para novos pedidos de benefícios, uma medida que começou a valer no fim de 2025, tendo como principal objetivo o combate de fraudes, garantindo que os pagamentos cheguem corretamente aos segurados.

Os beneficiários que já recebem a aposentadoria ou pensão não precisam se preocupar, já que não haverá a suspensão automática de benefícios antigos num primeiro momento. A implementação se dará de forma gradativa a quem já se encontra no sistema, e caso seja necessário atualizar o cadastro, o segurado será avisado individualmente e com antecedência. Não haverá bloqueio imediato em março para aposentados e pensionistas que já recebem regularmente. A obrigatoriedade da biometria foi regulamentada pelo Decreto nº 12.561 e se concentra principalmente os novos solicitantes.

Desde 21 de novembro de 2025 novos pedidos de aposentadoria exigem biometria cadastrada na CIN – Carteira de Identidade Nacional, CNH ou título de eleitor. A partir de 1º de maio de 2026 quem não tiver biometria registrada em documento oficial deverá emitir a nova CIN para concluir o pedido. A partir de 1º de janeiro de 2028 a CIN será o único documento aceito para identificação e manutenção de benefícios do INSS. A exigência busca manter a proteção dos dados e reduzir fraudes previdenciárias.

As exceções são para as pessoas em situação de vulnerabilidade para que não sejam prejudicadas, sendo dispensadas enquanto não houver meios acessíveis de coleta biométrica, idosos com mais de 80 anos; pessoas com dificuldade de locomoção, mediante laudo médico; há ainda dispensa temporária para pedidos de Salário-Maternidade, Auxílio-Doença e Pensão por Morte realizados até 30 de abril de 2026. Apesar das mudanças, o órgão alerta para o cuidado com golpes, e avisa que não solicita senhas nem dados bancários por telefone.