Os brasileiros demonstram maior confiança em instituições de fé e de força, como igrejas e Forças Armadas, do que nos Três Poderes e nos partidos políticos, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (8).
Segundo o levantamento, a Igreja Católica lidera a lista de instituições mais confiáveis, com 73% dos entrevistados afirmando ter confiança, enquanto 25% disseram não confiar e 2% não souberam responder. A Polícia Militar vem em segundo lugar, com 71% de confiança e 28% de desconfiança. Já as Forças Armadas registram 70% de confiança e 28% de desconfiança. As igrejas evangélicas aparecem em seguida, com 65% dos entrevistados afirmando confiar.
Entre as instituições com maior desconfiança da população estão partidos políticos, redes sociais, juízes de futebol, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). A pesquisa indica que a confiança no Congresso Nacional caiu sete pontos nos últimos dois anos, tornando-se a instituição menos confiável entre os Poderes da República: 45% afirmam confiar no Legislativo, enquanto 52% não confiam nos deputados e senadores. Quanto ao STF, 50% dos entrevistados declararam confiar no tribunal, e 47% não confiam, com 3% sem resposta.
O levantamento da Genial/Quaest entrevistou 12.150 pessoas entre 13 e 17 de agosto, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiabilidade de 95%.