A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou, nesta Quarta-Feira de Cinzas (19), a Campanha da Fraternidade 2026, com o tema “Fraternidade e Moradia – Ele veio morar entre nós”. Neste ano, a proposta é promover uma reflexão sobre a moradia como condição essencial para a dignidade humana.

O lema da campanha é extraído do Evangelho de São João (capítulo 1, versículo 14): “Ele veio morar entre nós”. A escolha do texto bíblico fundamenta a proposta de iluminar, à luz do Evangelho, a realidade de milhões de brasileiros que ainda não têm acesso a uma casa digna.

De acordo com a CNBB, mais de seis milhões de famílias vivem sem moradia adequada no Brasil, além de cerca de 330 mil pessoas em situação de rua. A Igreja destaca que a casa é a porta de entrada para todos os demais direitos sociais, como segurança, saúde, educação e dignidade.

A abertura nacional da campanha será realizada na sede da CNBB, em Brasília, com a participação de representantes de pastorais sociais, movimentos populares, organismos e parceiros da Igreja. O evento marca o início das mobilizações em todo o país e a definição dos objetivos pastorais para este ano.

Realizada desde 1964, sempre no período da Quaresma, a Campanha da Fraternidade chega à sua 63ª edição em 2026. Ao longo das décadas, a iniciativa tem proposto reflexões sobre temas de impacto social e religioso, trabalhados nas Missas, grupos de oração, encontros comunitários e atividades pastorais.

Como em todas as edições, a Coleta Nacional da Solidariedade será realizada no Domingo de Ramos, que neste ano ocorrerá em 29 de março.

Foto: Arnon Germano / AT3 Notícias