CPMI do INSS retoma trabalhos com requerimentos sobre o Banco Master em pauta

3

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS retoma os trabalhos nesta quinta-feira (5) com a votação de requerimentos ligados ao escândalo das fraudes financeiras do Banco Master. Na pauta, estão, por exemplo, pedidos de quebra de sigilo bancário e fiscal relacionados ao caso. A bancada do Novo quer informações sobre contas, investimentos, bens, direitos e valores mantidos em instituições financeiras pelo Master.

A medida faz parte da investigação sobre possíveis irregularidades na concessão de crédito consignado a aposentados e pensionistas. Também estava previsto o depoimento do dono do banco, Daniel Vorcaro, mas a oitiva foi adiada para 26 de fevereiro, após reunião entre o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), com o relator do processo sobre o Master no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, na última terça-feira (3).

Além da votação de requerimentos, a sessão de hoje também será destinada a ouvir o atual presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. Ele deve esclarecer aos parlamentares sobre os contratos de crédito consignado sob investigação e as medidas adotadas pelo instituto diante dos indícios de fraude.