Profissionais recém-formados em engenharia, agronomia e geociências em Minas Gerais podem iniciar a vida profissional com a isenção da primeira anuidade do registro profissional. O incentivo é concedido a quem solicita o primeiro registro no Crea-MG até seis meses após a conclusão da graduação. O objetivo é facilitar o ingresso no mercado de trabalho.
Além da isenção da anuidade, os recém-formados também podem, em algumas instituições de ensino, solicitar o registro profissional e receber a carteira de identidade profissional na solenidade de colação de grau. A iniciativa permite que o profissional deixe a formatura já habilitado para exercer legalmente a profissão, observados os prazos e requisitos definidos para o registro.
As medidas integram o Programa de Incentivo ao Registro Profissional dos Recém-Formados, criado para estimular o ingresso de novos profissionais no Sistema Confea/Crea e fortalecer a relação entre os Conselhos Regionais e as instituições de ensino.
O programa prevê benefícios voltados ao início da carreira e aproximar o recém-formado do exercício profissional regulamentado desde os primeiros passos. De acordo com o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio, a iniciativa reconhece os desafios enfrentados no começo da trajetória profissional.
Para receber a carteira profissional na formatura, o recém-formado deve ficar atento aos prazos e procedimentos para solicitar do registro, além de verificar se a sua instituição de ensino aderiu ao programa.





