Neste mês de agosto, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de João Monlevade está realizando oficinas educativas do Agosto Lilás, campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, em escolas municipais e estaduais do município.
O público-alvo são alunos dos quartos anos do Ensino Fundamental I, com o objetivo de estimular a reflexão sobre os papéis de homens e mulheres na sociedade.
Durante as atividades, as crianças discutem sobre o machismo e suas consequências, compreendendo que ele é uma das principais causas das diversas formas de violência contra a mulher.Além disso, os encontros apresentam os diferentes tipos de violência e os canais de denúncia disponíveis no município.
De acordo com a coordenadora do Creas, Tatiana Meireles, o trabalho é essencial dentro da educação, pois abre espaço para debate e esclarecimento sobre igualdade de gênero.
Até o momento, 433 alunos já participaram das oficinas, que continuam sendo realizadas ao longo do mês em diversas escolas de João Monlevade.