EUA dizem que apreenderam petroleiro da Venezuela escoltado por submarino russo

38
A embarcação BELLA 1 (IMO 9230880, MMSI 750350205) é um(a) Crude Oil Tanker, construído(a) em 2002. Foto: Vessel Finder (site) - reprodução

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (7) a apreensão do petroleiro Marinera, ligado à Venezuela e que navega sob bandeira russa. A interceptação foi revelada pela agência de notícias Reuters e confirmada pelo Exército norte-americano horas depois.

A embarcação havia recebido escolta de submarino russo nos últimos dias, segundo a mídia dos EUA, e a apreensão do petroleiro tem o potencial de escalar as tensões entre Washington e Moscou. Segundo a agência de notícias Associated Press, tropas norte-americanas embarcaram no petroleiro.

Já a Reuters afirma que os EUA ainda está tentando realizar a apreensão e que um submarino e um navio de guerra russos escoltam a embarcação. Após a apreensão, o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que o bloqueio de petroleiros venezuelanos “continua em vigor em todo o mundo”.

O governo russo ainda não se pronunciou de forma oficial sobre a apreensão do navio. A TV russa “RT”, financiada pelo Kremlin, publicou imagens de um helicóptero que estaria tentando desembarcar tropas no navio. Segundo fontes do “RT”, a aeronave pertenceria aos EUA.