19.1 C
João Monlevade
sexta-feira, setembro 12, 2025
InícioGeralExposição na Câmara resgata memória da Greve dos Metalúrgicos de 1986 em...

Exposição na Câmara resgata memória da Greve dos Metalúrgicos de 1986 em João Monlevade

João Monlevade revive um dos momentos mais importantes de sua história operária com a exposição sobre a Greve dos Metalúrgicos de 1986, considerada a paralisação mais longa da categoria na cidade. Promovida pelo Sindmon-Metal — Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade —, a mostra está aberta até amanhã no hall da Câmara Municipal.

A iniciativa faz parte da programação oficial do recém-criado “Dia da Luta Operária de João Monlevade”, instituído pela Lei Municipal nº 2.601/2023, de autoria do vereador Belmar Diniz (PT). A data é comemorada anualmente em 8 de agosto, em homenagem aos trabalhadores da antiga Belgo-Mineira.

Em 1986, os metalúrgicos protagonizaram uma greve de 23 dias reivindicando melhores condições de trabalho e respeito às suas demandas, mobilizando toda a cidade. A exposição reúne documentos, fotografias, reportagens e outros registros históricos, fruto de uma pesquisa detalhada do ativista cultural Francisco de Paula Santos, conhecido como Barcelona, que também foi um dos dirigentes sindicais que participou do movimento.

A mostra busca preservar a memória de uma luta que marcou gerações e contribuiu para os direitos dos trabalhadores em João Monlevade.

Leia Mais
spot_img

Mais lidas

Não é permitida essa ação.