As quatro paróquias de João Monlevade realizam nesta quarta-feira as Missas da Quarta-Feira de Cinzas. Durante as celebrações, os fiéis recebem na testa uma cruz traçada com cinzas, feitas com os ramos do Domingo de Ramos do ano anterior.

Esse sinal relembra-os de que a vida é temporária e a morte é certa, e conclama-os à conversão ao Evangelho e à retidão moral.  Pela manhã ocorreram missas às 7 horas, às 8, às 10 e às 9 horas. as Missas ocorreram nas igrejas Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Judas Tadeu, além de uma Celebração da Palavra na igreja Sant’Ana e São Joaquim. 

As Missas das 7 da noite ocorrem na matriz Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Tanque, e nas igrejas Santa Tereza Verzeri (bairro Primeiro de Maio), São Pedro e São Paulo (Paineiras) e Santa Luzia (Palmares). No mesmo horário, acontecem Celebrações da Palavra no Asilo Lar São José, no bairro Laranjeiras, e na igreja Santo Expedito (ABM – Feixos). Às 19h30, acontecem as últimas Missas do dia, nas igrejas Sagrado Coração de Jesus (JK – Carneirinhos), Mãe Rainha (Vale do Sol), São Jorge (São Jorge) e São Miguel (Nova Esperança).

A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, um período de 40 dias no qual a Igreja reforça a necessidade de que o homem se converta a Cristo. Nesse tempo, os cristãos são chamados a redobrar suas práticas de oração, de jejum e de esmola, realizando penitências e obras de caridade espiritual e temporal. Ao fim da Quaresma, acontece a Semana Santa, que celebra os momentos mais espiritualmente decisivos da vida de Jesus Cristo. Em 2026, o Domingo de Ramos acontece no dia 29 de março, a Sexta-Feira da Paixão a 3 de abril e o Domingo de Páscoa a 5 de abril.