O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu aguardar o relatório da Polícia Federal sobre a investigação de fraudes no Banco Master antes de tomar decisões no inquérito. Ele assumiu a relatoria do caso após o afastamento do ministro Dias Toffoli e poderá revisar determinações anteriores depois de analisar o material.
Mendonça também convocou investigadores para entender o andamento da apuração e combinou o envio de um relatório até o fim do mês. Além desse caso, o ministro conduz outra investigação de grande repercussão que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), envolvendo possíveis desvios de aposentadorias nos governos de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. As duas apurações podem impactar integrantes do governo, partidos e parlamentares.
O avanço das investigações, em ano eleitoral, aumenta a apreensão em Brasília diante de possíveis novas operações nos próximos meses. No meio do ano, Mendonça assumirá a vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que será presidido pelo ministro Nunes Marques durante as eleições de outubro.





