As obras de instalação dos interceptores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Carneirinhos, em João Monlevade, seguem em ritmo acelerado, agora com um novo cronograma de execução. A Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE), informa que o trabalho está concentrado no trecho entre a rua Joana D’Arc e a avenida Wilson Alvarenga, com o objetivo de ampliar a capacidade de tratamento de esgoto da cidade para 60%.
Iniciada em 18 de julho, a obra vem enfrentando desafios técnicos, especialmente na travessia do canal do córrego Carneirinhos, devido à dureza do concreto das paredes do canal, que exigiu o uso de equipamentos robustos e estendeu o prazo inicialmente previsto para conclusão, que era 3 de agosto.
Segundo o novo cronograma, entre os dias 4 e 7 de agosto, foram realizadas atividades de abertura de acesso ao canal, soldagem, escavação e interdição da rua Sanitária entre a rua Alberto Sharle e a avenida Getúlio Vargas. Já entre os dias 11 e 15, ocorrerão sondagem, escavação, assentamento dos interceptores, aterro, compactação e recomposição, no horário das 7h às 16h.
No sábado, 16 de agosto, a avenida Getúlio Vargas sofrerá interdição parcial, das 14h às 21h, para a mudança do sentido da rede pluvial e interligação no canal, com manutenção da interdição no domingo, 17, das 7h às 21h, para a continuidade dos trabalhos.
As intervenções serão suspensas no próximo final de semana, dias 9 e 10, em respeito às comemorações do Dia dos Pais.
O diretor do DAE, José Afonso Martins, ressaltou que todos os locais afetados pelas obras estarão devidamente sinalizados, com apoio de agentes do Settran para garantir a segurança no trânsito. “Pedimos compreensão da população diante dos transtornos temporários. Essa obra é essencial para garantir mais saúde pública, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida para todos os monlevadenses”, afirmou.