Papa Leão XIV definirá novo bispo da Diocese de Itabira – Cel Fabriciano

35
Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário - Itabira / Arnon Germano -Arquivo

A escolha do novo bispo da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano passará pelo Papa Leão XIV. Em geral, o líder religioso consulta a própria diocese, a Província Eclesiástica, formada pela Arquidiocese de Mariana e pelas dioceses de Caratinga e Governador Valadares, e a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. No entanto, a decisão não tem prazo para ser divulgada.

A informação partiu do próprio bispo, Dom Marco Aurélio Gubiotti, em coletiva de imprensa realizada na última semana, no Santuário São Geraldo Magela, em Itabira, quando anunciou sua nomeação como arcebispo metropolitano de Juiz de Fora. A posse de Dom Marco Aurélio Gubiotti como arcebispo metropolitano de Juiz de Fora está agendada para o dia 7 de março.

Até lá, ele permanece como administrador apostólico da catedral itabirana. Isso porque, a partir do anúncio de sua nomeação, o que aconteceu a 8 de janeiro, o bispo tem 60 dias para tomar posse em sua nova Sé. Atualmente, o Brasil tem um número variável de dioceses vacantes, ou seja, sem um bispo, ficando sob os cuidados de um Administrador Diocesano ou Apostólico até a nomeação de um novo líder pelo Papa. Atualmente entre 8 a 10 estão nessa condição no país.

A que está há mais tempo nessa condição é a de Teixeira de Freitas – Caravelas, na Bahia, cujo bispo foi transferido para Itabuna em 25 de fevereiro do ano passado.