16.6 C
João Monlevade
sábado, setembro 13, 2025
InícioPolíciaPolícia Militar lança campanha de conscientização contra golpes na internet. "Se deu...

Polícia Militar lança campanha de conscientização contra golpes na internet. “Se deu dúvida, é golpe!”

A campanha conta com diversas peças publicitárias como spots de rádio, outdoors, e mídias digitais que tem o influencer mineiro Tião bruto e Sistemático como garoto-propaganda. A Polícia Militar destaca que as peças são apenas o início de um esforço maior, e ,que em Minas Gerais, não dará espaço para os estelionatários, reforçando o compromisso de combater golpes virtuais em todo o estado

Com o aumento dos golpes virtuais em todo o país, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, lançou uma megacampanha publicitaria para alertar a população sobre os riscos de fraudes digitais, especialmente aquelas relacionadas a transferências via PIX e estornos de pagamentos para estelionatários.

A campanha conta com a participação especial do influencer Tião Bruto e Sistemático, conhecido por seus vídeos engraçados e seu jeito carismático de representar o “mineiro raiz”. No vídeo, Tião recebe um telefonema suspeito, e com um tom humorado, a peça alerta os cidadãos e incentiva a desconfiança. Segundo a Polícia Militar, a campanha incluirá diversas peças publicitárias, como spots de rádio, outdoors, cartazes com dicas de segurança distribuídos por todas as regiões de Minas Gerais, e vídeos amplamente divulgados com o influencer. ” O golpe existe mesmo, então tem o povo que tem que ficar de olho aberto porque o golpe existe mesmo pra toda banda, né? Então todo mundo toma cuidado com o golpe. Qualquer coisa procura a Polícia Militar que isso resolve”, diz o Tião em uma coletiva realizada no último dia 17 de outubro, na inauguração da megacampanha.

Confira o vídeo aqui.

A mensagem central é clara: “Se deu dúvida, é golpe!”. A frase busca conscientizar as pessoas sobre a importância de ter cautela em transações online, seja em ofertas tentadoras, contatos inesperados pedindo dinheiro ou outras formas de fraude virtual.

Entre os golpes mais comuns destacados na campanha estão:

  1. Estorno de PIX: O golpista realiza uma transferência e, logo após, alega ter feito o pagamento incorretamente, solicitando o reembolso da quantia. Ao estornar, a vítima pode estar transferindo dinheiro próprio para o estelionatário.
  2. Boletos falsos: Boletos enviados por e-mail ou SMS com falsas cobranças, fazendo com que a vítima acredite estar com a dívida e realize o pagamento por código de barras na conta do golpista.
  3. Promoções tentadoras e cupons de descontos: Produtos com preços baixos e sites que imitam empresas conhecidas podem ser armadilhas para roubar dados ou dinheiro.
  4. Falsos atendentes de bancos: Pessoas se passam por funcionários de bancos para enganar a vítima visando roubar dados bancários ou fornecidos no falso atendimento, ou dinheiro.

De acordo com o chefe do Centro de Jornalismo Policial, tenente-coronel Flávio Santiago, os estelionatos virtuais afetam não só Minas Gerais, mas o mundo. “Nossas mães, pais, filhos, amigos, todos correm o risco de cair nas mãos de estelionatários que se aproveitam da ingenuidade ou da ocasião para aplicar golpes. Por isso, a importância da campanha, sobretudo com a união de todos”, disse.

A PMMG ressalta que o melhor caminho é desconfiar de qualquer contato não solicitado, especialmente aqueles que envolvem pressa para realizar pagamentos ou confirmar dados. “Seja no celular ou no computador, se houver dúvida, é melhor não agir e buscar ajuda”, reforça a campanha. O chefe do Estado Maior da PM, coronel Maurício José de Oliveira disse que a campanha pretende ocupar todos os espaços com uma publicidade leve e profunda, e que esta é uma ação de polícia preventiva, que, de forma bem mineira, deve atingir toda a sociedade. Oliveira agradeceu ao apoio do Governo do Estado de Minas, que assinou e investiu no projeto, e também ao influenciador Tião pela sua participação, que contribuiu para a compreensão da concepção e da necessidade de ajudar as pessoas a se livrarem dessa modalidade criminosa.

A Polícia Militar também destaca que as peças publicitárias, são apenas o início de um esforço maior. O tenente-coronel Flávio Santiago destaca que a PMMG trabalhará em três colunas: a primeira é a realização da maior campanha de combate ao estelionato virtual; a segunda é o fortalecimento da inteligência policial, com o mapeamento e prisão rápida dos criminosos, por meio da Diretoria de Inteligência e das operações em andamento. A terceira, é a implementação de um procedimento operacional padrão, que facilitará o preenchimento dos boletins de ocorrência, agilizando o processo de persecução criminal. Essa padronização permitirá que a Polícia Investigativa, o Ministério Público e o Poder Judiciário tenham mais facilidade no andamento dos processos, reforçando o compromisso de que “em Minas Gerais não daremos espaço para os estelionatários”.

Além de divulgar dicas de prevenção, a PMMG orienta os cidadãos a denunciarem tentativas de golpe pelo telefone 190, garantindo assim maior segurança à comunidade. A instituição divulgou um canal no Instagram que detalha sobre a campanha e pode ser acessada pelo QR Code ou links oficiais.

Com informações da Polícia Militar de Minas Gerais.

Leia Mais
spot_img

Mais lidas

Não é permitida essa ação.