A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade deu continuidade, nesta quinta-feira (18), à série de capacitações voltadas aos integrantes do Programa Linhas de Cuidados.
O objetivo é orientar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) da microrregião sobre encaminhamentos e critérios de risco para cada linha do programa.
A segunda etapa do treinamento ocorreu no auditório da UBS Antônio Gonçalves, no bairro José Elói, e foi direcionada a profissionais que atendem pacientes das linhas de: Propedêutica de Câncer de Mama, Propedêutica de Câncer de Colo de Útero, Gravidez de Alto Risco e Criança de Alto Risco.
O público-alvo incluiu médicos, enfermeiros e gerentes das unidades básicas de saúde de João Monlevade e municípios da microrregião.
A capacitação contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, e da secretária-adjunta, Simone Borba.
Sobre o Programa Linhas de Cuidados.
O programa visa oferecer promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, com foco em um atendimento integrado e compartilhado entre os serviços de saúde, colocando o paciente no centro do cuidado.
João Monlevade é o município polo do programa na microrregião, que atende, também, pacientes de Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e Nova Era.
O programa atende cinco linhas de cuidados especiais para pacientes de Pré-Natal de Alto Risco, Crianças de Alto Risco, Propedêutica de Câncer de Mama e de Útero e Hipertensão e Diabetes de Muito Risco e Alto Risco.
O Linhas de Cuidados conta com uma equipe formada por médica ginecologista, pediatra, enfermeira, psicóloga, nutricionista, assistente social e farmacêutico, para cada linha de cuidado.


