Os servidores da Divisão de Saúde Mental de João Monlevade iniciaram, nesta semana, a participação no curso de capacitação do Projeto Nós na Rede, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
O curso é voltado para profissionais de nível técnico e superior que atuam na rede de saúde mental e foi aberto no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Gonçalves, no bairro José Elói. A secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, esteve presente na abertura e participou das atividades.
João Monlevade foi contemplado com 30 vagas na capacitação, que está estruturada em dois eixos: “Atenção integral às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas” e “Atenção integral às pessoas em sofrimento mental em conflito com a lei”.
Segundo a coordenadora da Divisão de Saúde Mental, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, apenas dois municípios da Gerência Regional de Saúde com Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) foram contemplados: João Monlevade e Itabira. Em Monlevade, participam profissionais do CAPS Infantojuvenil (CAPS IJ), do Ssesamo/CAPS II, da Atenção Primária à Saúde (APS) e do Hospital Margarida.
O curso terá duração de cinco meses, com carga horária de 150 horas — sendo 120 horas online e 30 horas presenciais. Os encontros presenciais acontecem uma vez por mês, às quartas-feiras, durante todo o dia.