Sesamo celebra 35 anos de dedicação à saúde mental

67

O Serviço de Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial (Sesamo/CAPS II), da Prefeitura de João Monlevade, completa 35 anos de fundação neste mês de outubro e comemora a data com uma série de atividades especiais voltadas para a valorização da saúde mental e para o reconhecimento da trajetória do serviço no município.

Na manhã desta quarta-feira (22), servidores e usuários realizaram uma “Blitz Comemorativa” nos bairros Carneirinhos, Praça Sete de Setembro e Praça do Povo, com distribuição de panfletos e material informativo. No local, também houve uma exposição de cartazes e o “Varal de Poesias”, com obras produzidas pelos usuários do Sesamo.

A coordenadora da Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, destacou a importância da data. “Em 1990, uma nova porta para a Saúde Mental se abriu. Desde então, várias portas se abriram, pessoas passaram, serviços foram criados, mas, acima de tudo, a luta pelo cuidado e respeito ao usuário é a prioridade do serviço. Parabéns a todos que fizeram e fazem parte dessa história tão bonita e de superações”, afirmou.

Atividades comemorativas

Na segunda-feira (20), alunos do 8º ano da Escola Cesp visitaram o Centro de Convivência (CECO) do Sesamo/CAPS II, que funciona no mesmo imóvel do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ), no bairro Novo Horizonte.

A visita integrou o projeto escolar “Arteterapia e Saúde Mental”, que será apresentado na Mostra Cultural da instituição. Durante o encontro, os estudantes participaram de oficinas e conversas com usuários e profissionais sobre a importância da arte como instrumento de cuidado emocional e integração social.

Na próxima quarta-feira (29), a sede do Sesamo/CAPS II, no bairro Belmonte, receberá um café da manhã especial com servidores, usuários e convidados, encerrando a programação comemorativa dos 35 anos.

Uma trajetória de cuidado e transformação

Fundado em 1990, durante o governo do então prefeito Leonardo Diniz Dias, com o atual prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) à frente da Secretaria Municipal de Saúde, o Sesamo consolidou-se como referência regional em saúde mental.

Atualmente, o serviço mantém em funcionamento o CAPS II e o CAPS IJ, além de desenvolver projetos como Fisioletras, Oficina de Esporte, Encontro de Famílias, ECO Oficinas, CECO e Assume.

O Sesamo também participa ativamente do Fórum Mineiro de Saúde Mental e mantém parcerias com a Atenção Primária e com municípios da Microrregião de João Monlevade, fortalecendo a rede de atenção psicossocial e a promoção da saúde emocional na comunidade.