Vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais completa cinco anos com mais de 53 milhões de doses aplicadas

26
Imagem ilustrativa

Minas Gerais completa, nesta segunda-feira (19), cinco anos desde o início da maior operação de vacinação de sua história contra a covid-19, com mais de 53 milhões de doses aplicadas em todo o estado. A campanha teve início em 18 de janeiro de 2021, marco decisivo na redução de casos graves, internações e mortes pela doença no território mineiro, ao mesmo tempo em que devolveu segurança à população após os períodos mais críticos da pandemia.

O esforço coletivo começou logo depois da chegada das primeiras doses ao estado, em um contexto no qual Minas Gerais já contabilizava centenas de milhares de casos e milhares de óbitos em decorrência da doença. Desde então, a imunização foi consolidada como principal estratégia de enfrentamento à covid-19 e passou a integrar o calendário de vacinação de rotina em Minas Gerais.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), atualmente a vacina contra a covid-19 está disponível a crianças a partir de seis meses, idosos, gestantes e grupos populacionais com maior vulnerabilidade, incluindo pessoas imunocomprometidas e residentes de comunidades tradicionais.

Em 18 de janeiro de 2021, a técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira, conhecida como Cecé, foi a primeira pessoa a ser vacinada no estado. O ato simbólico ocorreu no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, após a chegada dos imunizantes e marcou o início oficial da campanha em Minas Gerais.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza três tipos de vacinas contra a covid-19, incluindo imunizantes de RNA mensageiro e de proteína recombinante, e Minas já recebeu mais de 76 milhões de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.