Primeira locomotiva dual fuel do mundo deve ser testada na Estrada de Ferro Vitória a Minas em 2027
A Vale e a fabricante norte-americana de locomotivas Wabtec Corporation firmaram uma parceria para o desenvolvimento de estudos de motor flex (dualfuel), que permitirá o uso combinado de diesel e etanol como combustível em locomotivas. A expectativa é de que o primeiro modelo do mundo com essa tecnologia entre em fase de testes em 2027, na frota da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
De acordo com a mineradora, a pesquisa será conduzida inicialmente em laboratório, com o objetivo de validar o conceito e avaliar o desempenho, a redução de emissões de carbono e a taxa ideal de substituição entre etanol e diesel. A iniciativa integra o programa de descarbonização das operações ferroviárias da Vale, que busca reduzir significativamente a emissão de gases de efeito estufa nos próximos anos.
A adoção de combustíveis alternativos, como o etanol, representa um avanço importante no compromisso da companhia com a sustentabilidade e a inovação tecnológica. O projeto reforça o papel da ferrovia como modal estratégico de transporte com menor impacto ambiental.
Em março deste ano, a Vale e a Wabtec já haviam firmado um acordo para a compra de 50 locomotivas equipadas com motor Evolution Series, preparados para operar com até 25% de biodiesel misturado ao diesel. Agora, com a expansão dos estudos para o uso do etanol, o objetivo é alcançar níveis ainda mais altos de eficiência energética e redução de emissões.
A Wabtec Corporation é líder global na produção de equipamentos e tecnologias voltadas para o setor ferroviário e tem investido fortemente em soluções sustentáveis, como locomotivas elétricas e híbridas.
Se os testes previstos para 2027 apresentarem resultados satisfatórios, o modelo flex poderá ser implementado de forma progressiva nas operações ferroviárias da Vale no Brasil, marcando um passo histórico na transição energética do setor.





