Laércio Ribeiro faz balanço da gestão 2025 em encontro com a imprensa e projeta desafios para 2026

O chefe do executivo citou, de forma complementar, a parceria entre o Hospital Margarida e o Hospital Nossa Senhora das Dores, de Itabira, para a implantação do tratamento oncológico no município.

32
Laércio Ribeiro se reúne com a imprensa, apresenta balanço de 2025 e aponta desafios de mobilidade, saúde e planejamento urbano. Foto: Arnon Germano

A Prefeitura de João Monlevade promoveu, na manhã desta quarta-feira, 17, o encontro ‘Café com o Prefeito’, e reuniu representantes da imprensa, para apresentar o balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025, além de discutir os principais desafios administrativos, econômicos e estruturais do município.

Durante a coletiva, o prefeito Laércio Ribeiro (PT), acompanhado da vice-prefeita Dorinha Machado (MDB) e de integrantes da equipe de governo, destacou que o ano foi marcado por desafios no cenário econômico, e de fatores externos que impactam diretamente as finanças municipais.

Entre os temas questionados, o prefeito destacou os gargalos no trânsito, especialmente nos trevos de acesso à BR-381 e na subida da Rua Nova York, região estratégica da parte alta da cidade, que concentra importante fluxo urbano e rodoviário. Segundo ele, as melhorias nessa área representam um dos principais desafios da administração.

Laércio Ribeiro esclareceu que o planejamento do traçado da BR-381 e das vias de acesso depende diretamente das definições do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da concessionária responsável pela duplicação da rodovia, a Nova 381. O município, segundo o prefeito, aguarda o alinhamento desses projetos para avançar em soluções estruturais de mobilidade. Outro ponto respondido, foi sobre o abastecimento de água no bairro Planalto, que mesmo após a inauguração dos reservatórios em outubro, moradores ainda relatam falta de água.

No balanço das ações de 2025, o chefe do Executivo destacou obras consideradas estratégicas, como a construção da UBS Antônio Gonçalves, a reforma da UBS Novo Cruzeiro — atualmente denominada João Paulo Pires Vasconcelos —, além do andamento das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e outras intervenções nas áreas de saúde e infraestrutura.

Durante o encontro, o prefeito também destacou os serviços de emergência, que conta com diversas entidades, e ressaltou a importância de João Monlevade como polo regional no atendimento a ocorrências e na assistência hospitalar, absorvendo demandas de municípios vizinhos.

Ainda na área da saúde, Laércio Ribeiro citou, de forma complementar, a parceria entre o Hospital Margarida e o Hospital Nossa Senhora das Dores, de Itabira, para a implantação do tratamento oncológico no município. A iniciativa prevê a oferta de quimioterapia em João Monlevade, com expectativa de início do serviço em 2026, ampliando o acesso regional ao atendimento especializado.

Ao final da coletiva, o prefeito reforçou a importância do diálogo com a imprensa e da transparência como pilares da gestão pública, destacando que os desafios projetados para 2026 exigem planejamento, cooperação institucional e responsabilidade fiscal.