23 C
João Monlevade
quarta-feira, janeiro 28, 2026
spot_imgspot_img
InícioBrasil e MundoZema sanciona lei que institui o Dia do Heavy Metal em Minas...

Zema sanciona lei que institui o Dia do Heavy Metal em Minas Gerais

O governador Romeu Zema (Novo) sancionou, nesta quarta-feira (7 de janeiro de 2026), a lei que institui oficialmente o Dia do Heavy Metal de Minas Gerais, a ser comemorado anualmente em 1º de novembro. A norma foi publicada no Diário Oficial do Estado após aprovação da proposta pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A data escolhida tem significado histórico e cultural: em 1º de novembro de 1986 foi lançado Morbid Visions, o primeiro álbum de estúdio da banda mineira Sepultura, em Belo Horizonte. O disco marcou um momento decisivo na história do heavy metal brasileiro e internacional, consolidando a capital mineira como um dos principais polos do gênero no mundo.

Segundo o autor do projeto, deputado Professor Cleiton (PV), a nova lei visa valorizar e promover a cultura do heavy metal no estado, reconhecendo sua relevância cultural, social e histórica, especialmente no entorno de Belo Horizonte. A lei prevê, ainda, o estímulo à realização de eventos culturais, shows, exposições, palestras e workshops ao longo do mês de novembro, com potencial de atrair turistas, fãs e fomentar o turismo cultural e a economia criativa no estado.

A norma não cria feriado ou ponto facultativo, mas integra o calendário oficial de Minas Gerais.

Belo Horizonte, a capital dos barzinhos também se consolida como berço do Metal brasileiro

BH, berço do heavy metal brasileiro, ganha data oficial no calendário mineiro

Belo Horizonte é reconhecida como o berço do heavy metal brasileiro desde a década de 1980, período marcado pelo surgimento de bandas pioneiras e influentes como Sepultura, Overdose e Sarcófago, além de diversos outros grupos que consolidaram a capital mineira no cenário nacional e internacional do gênero.

A escolha do dia 1º de novembro está diretamente ligada a um marco histórico: o lançamento do álbum “Morbid Visions”, primeiro trabalho de estúdio do Sepultura, em 1986. Considerado um dos primeiros discos de death metal e black metal do mundo, o álbum teve lançamento na loja e gravadora Cogumelo Discos e Fitas, em Belo Horizonte.

O episódio foi determinante para projetar a cidade como um dos principais centros do metal extremo no cenário global. Além de colocar o Sepultura no mapa mundial da música pesada, o disco ajudou a definir a sonoridade e a identidade do heavy metal brasileiro, influenciando bandas e fãs em diversos países.

A criação do Dia e do Mês do Heavy Metal tem potencial para impulsionar a realização de eventos culturais, como shows, exposições, palestras e workshops, celebrando a história do gênero. A iniciativa também pode atrair turistas do Brasil e do exterior, com impacto positivo na economia criativa e no turismo cultural de Minas Gerais.

Leia Mais
spot_img

Mais lidas

Não é permitida essa ação.