O pagamento do IPVA 2026 em Minas Gerais começa na próxima segunda-feira (9/2), com vencimentos da primeira parcela ou da cota única até o dia 13/2, conforme o final da placa do veículo. Quem optar pela cota única terá desconto de 3%, enquanto o parcelamento poderá ser feito em três vezes, com datas também em março e abril. Está mantido o programa Bom Pagador, que concede desconto adicional de 3% para proprietários que mantiveram o IPVA em dia em 2024 e 2025.
O benefício é automático e pode ser acumulado com o desconto da cota única. Os valores podem ser consultados pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), pelo telefone 155 ou pelo aplicativo MG App. A expectativa de arrecadação do IPVA 2026 é de R$ 12,06 bilhões, referentes a uma frota tributável de mais de 8,5 milhões de veículos. Já a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) deve arrecadar cerca de R$ 413,5 milhões.
Em razão de mudança na legislação, mais de 3,3 milhões de veículos com 20 anos ou mais de fabricação estão isentos do IPVA, embora continuem obrigados ao pagamento da taxa de licenciamento. O atraso no pagamento do IPVA ou da TRLAV gera multas progressivas e juros pela taxa Selic.
Os pagamentos podem ser feitos via Pix, DAE, internet banking ou nos bancos e agentes autorizados. Para evitar golpes, uma força-tarefa envolvendo órgãos estaduais reforça a orientação à população, após o registro de cerca de 2,6 mil denúncias de fraudes relacionadas ao IPVA em 2025.





