Dom Marco Aurélio Gubiotti é nomeado novo arcebispo de Juiz de Fora pelo Papa Leão XIV

Exercia a função na Diocese desde 2013

45

O Papa Leão XIV nomeou dom Marco Aurélio Gubiotti como novo arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Até então, dom Marco Aurélio exercia o episcopado à frente da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, que integra a região do Médio Piracicaba, mantendo atuação pastoral próxima das comunidades locais.

A nomeação ocorre após o Papa acolher o pedido de renúncia apresentado por dom Gil Antônio Moreira, que deixa o governo pastoral da arquidiocese juiz-forana. Com a decisão, dom Marco Aurélio é transferido de sua atual diocese para assumir uma das mais importantes arquidioceses do estado.

Reconhecido por seu trabalho pastoral, administrativo e pela proximidade com o clero e os fiéis, dom Marco Aurélio Gubiotti deixa a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano após um período marcado por ações evangelizadoras e fortalecimento da vida pastoral.

Em 21 de fevereiro de 2013, dom Marco Aurélio foi nomeado bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano por Sua Santidade, o Papa Bento XVI. A sagração episcopal ocorreu em 26 de maio de 2013, no município de Ouro Fino, em Minas Gerais. Já em 16 de junho do mesmo ano, tomou posse canônica como o 5º bispo diocesano da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, passando também a exercer, na mesma data, a presidência da Irmandade Nossa Senhora das Dores, em Itabira, conforme previsto em estatuto.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou saudação ao novo arcebispo, desejando êxito na missão confiada pelo pontífice, e agradeceu a dom Gil Antônio Moreira pelos serviços prestados.

A data da posse canônica de dom Marco Aurélio na Arquidiocese de Juiz de Fora deverá ser divulgada oficialmente nos próximos dias.