João Monlevade recebeu reconhecimento do Ministério da Saúde pelo alto índice de adesão à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), estratégia de prevenção que reduz o risco de infecção pelo vírus. O ofício foi direcionado ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o documento, o município apresentou Razão PrEP:HIV superior a 4, indicador que relaciona o número de pessoas em PrEP ao número de novos casos de HIV. O Ministério da Saúde considera que índices acima de 3 estão associados à redução da transmissão, quando combinados com outras estratégias preventivas.
Com uma população estimada em mais de 80 mil habitantes, João Monlevade integra o Grupo 4, reservado pelo Ministério aos municípios com mais de 50 mil habitantes que apresentam os melhores indicadores de expansão da PrEP.
A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, destacou que o reconhecimento reforça o compromisso da administração com políticas públicas de prevenção, diagnóstico e acompanhamento de pessoas vivendo com HIV. “A conquista desse índice é motivo de orgulho para toda a nossa rede de saúde. O resultado demonstra que João Monlevade está no caminho certo. Esse avanço só é possível graças ao empenho das nossas equipes que atuam com dedicação diária para orientar, acompanhar e garantir acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Seguiremos fortalecendo estratégias que salvam vidas e reduzem a transmissão do HIV em nosso município,” concluiu.