InícioBrasil e MundoOnda de calor em Minas Gerais: órgão federal orienta pausas extras para...

Onda de calor em Minas Gerais: órgão federal orienta pausas extras para trabalhadores

Diante da intensa onda de calor que atinge grande parte de Minas Gerais, a Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), emitiu uma orientação para que empregadores adotem medidas extras de proteção aos trabalhadores.


Em nota divulgada na última exta-feira (26/12), o órgão recomenda que, além dos intervalos regulamentares, as empresas concedam pelo menos duas pausas adicionais de 10 minutos por dia — uma no período da manhã e outra à tarde — para hidratação, sem prejuízo da jornada de trabalho. A orientação é válida para todos os setores, com atenção especial às atividades realizadas sob exposição direta ao sol, como na construção civil e no trabalho rural.

A medida tem caráter temporário e deve ser adotada enquanto persistirem as temperaturas anormalmente elevadas previstas para dezembro, janeiro e fevereiro. Autoridades de saúde e meteorologia reforçam a necessidade de cuidados básicos, incluindo hidratação constante, evitar exposição solar entre 10h e 16h, reduzir esforços físicos ao ar livre, usar chapéu e protetor solar e manter ambientes ventilados.


O alerta ocorre em um contexto em que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registra que 719 dos 853 municípios mineiros estão sob aviso de onda de calor, com máximas previstas acima de 33 ºC em Belo Horizonte nos próximos dias.

Não é permitida essa ação.

Sair da versão mobile