A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Educação, intensifica neste segundo semestre de 2025 as ações de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é qualificar a prática docente e fortalecer as estratégias de leitura e escrita nas escolas municipais, assegurando os direitos de aprendizagem das crianças.
No dia 25 de agosto, a secretaria promoveu o seminário “Leitura e Escrita – Compromisso de Todos”, que reuniu educadores da rede e contou com palestras de especialistas do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG. Durante o evento, o professor doutor Gilcinei Carvalho destacou a necessidade de que todos os docentes, do 1º ao 5º ano, assumam como prioridade o desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Já a professora doutora Maria José Francisco ressaltou as práticas pedagógicas indispensáveis para a formação de leitores e escritores críticos e competentes.
Além do seminário, a Secretaria de Educação deu início a dois percursos formativos conduzidos pelo Ceale/UFMG, que terão duração até dezembro de 2025. As capacitações abrangem os temas “Alfabetização na perspectiva do Letramento”, voltado a 60 professores do 1º ao 3º ano, e “Produção de textos”, direcionado a outros 60 docentes que atuam do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A secretária de Educação, Alda Fernandes, enfatizou que a iniciativa representa não apenas a valorização dos profissionais da rede municipal, mas também um investimento direto na melhoria da qualidade do ensino. “A leitura e a escrita são direitos fundamentais e precisam ser garantidos no tempo certo”, reforçou.