Trabalhador morre em acidente em área atingida pela barragem em Brumadinho

30
Foto: Cecília Pederzoli / TJMG

Um trabalhador terceirizado da Construtora Pontal, contratada pela mineradora Vale, morreu em um acidente de trabalho na tarde de sábado (17), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O fato aconteceu em uma área atingida pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em 2019.

A vítima foi identificada como Tahirone Nogueira dos Santos. Segundo informações da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem (Avabrum), Tahirone teve a perna esmagada por uma peça de uma máquina enquanto realizava atividades de obra no local conhecido como Remanso 3. Ele foi socorrido por equipes de resgate, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu durante o transporte ao hospital.

A Superintendência Regional do Trabalho informou, em nota, que está ciente do acidente e que vai adotar as providências necessárias para apurar as causas da morte, incluindo a verificação das condições de segurança, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), além das circunstâncias do local onde o trabalhador atuava. O superintendente Carlos Calazans, lamentou a morte e reforçou a necessidade de rigor no cumprimento das normas de segurança.

Em nota, a Vale lamentou o falecimento do trabalhador e informou que abriu investigação para apurar as circunstâncias do acidente e acompanha o caso junto às autoridades. A Construtora Pontal também divulgou comunicado prestando solidariedade à família e destacando que o colaborador estava com todas as certificações e equipamentos de proteção exigidos para a função no momento do ocorrido.

A área onde ocorreu o acidente segue sendo um dos pontos relacionados ao rompimento da barragem em 2019, que deixou centenas de mortos e marcou profundamente a história de Brumadinho.

A construtora emitiu nota de pesar ao colaborador nas redes sociais