15 C
João Monlevade
sábado, setembro 13, 2025
InícioGeralPolíticaTramitação de projeto de cessão de imóvel ao IFMG é suspensa em...

Tramitação de projeto de cessão de imóvel ao IFMG é suspensa em João Monlevade 

A Câmara Municipal de João Monlevade decidiu suspender a votação de diversos projetos durante a reunião ordinária realizada nesta quarta-feira (3), após o vereador Sinval Dias (PL) solicitar vista do Projeto de Lei nº 1.558/2025, que autoriza a cessão de imóvel público ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

O pedido de vista foi acatado pelo presidente da Casa, Fernando Linhares (Podemos), que concedeu um prazo de sete dias para que o parlamentar analisasse o conteúdo do projeto. Como a proposta tramitava em regime de urgência, o atraso impactou a tramitação de outras matérias, que ficaram automaticamente suspensas até a deliberação do projeto. A vereadora Maria do Sagrado (PT) foi nomeada relatora, com prazo de 24 horas para emissão de parecer sobre o texto e possíveis emendas.

Outras aprovações

Antes da suspensão dos demais projetos, duas matérias foram aprovadas. Em segundo turno e redação final, foi aprovado o Projeto de Lei1.559/2025 de inciativa do vereador Sassá Misericórdia (Cidadania).A proposta institui no calendário oficial do município o “Dia Municipal de Informação e Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)”, a ser celebrado anualmente em 13 de julho, e a Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre o TDAH, a ser realizada no mês de junho, na semana em que ocorrer a data.

Também foi aprovado, em primeiro turno, o Projeto de Lei 1562 que institui a Política Municipal de Incentivo à Prática de Corridas de Rua, garantindo estrutura adequada, segurança aos participantes e apoio a eventos esportivos organizados.

A matéria, também do vereador Sassá, prevê que parte dos kits de corridas patrocinadas pela Prefeitura será destinada gratuitamente a inscritos no CadÚnico, e será criado um calendário oficial de corridas, amplamente divulgado à população.

O vereador Sassá ressaltou a importância da iniciativa: “A corrida de rua é uma atividade física democrática, acessível a todas as idades e classes sociais, além de fortalecer a integração social, promover bem-estar, estimular o turismo e movimentar a economia local”, afirmou.

Próximos passos

O Projeto de Lei nº 1.558/2025 retornará à pauta na próxima reunião ordinária da Câmara, em turno único, conforme determina o Regimento Interno. Enquanto isso, as demais proposições continuam suspensas até a análise do projeto sobre a cessão de imóvel ao IFMG.

Não é permitida essa ação.

Sair da versão mobile