A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itabira segue em estado de atenção devido às chuvas intensas que atingem o município desde o início da semana. De acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil Estadual, o município está em risco moderado e há previsão de continuidade das precipitações até este domingo.

Nos últimos dias, mais de 100 milímetros de chuva foram registrados em Itabira, o que mantém o solo encharcado e aumenta o risco de deslizamentos de terra, alagamentos e queda de árvores. As equipes da Defesa Civil do município permanecem em campo monitorando as áreas mais vulneráveis e realizando vistorias em imóveis, encostas e taludes que apresentem risco.

A população deve evitar trafegar por ruas alagadas, encostas e margens de rios, além de manter distância de postes, árvores e muros que apresentem rachaduras ou inclinação. Segundo Nilma Macieira, coordenadora da Defesa Civil de Itabira, o momento exige atenção e colaboração da comunidade. Nas últimas 96 horas, o distrito de Senhora do Carmo registrou o maior volume acumulado de chuvas da região, com 225,2 milímetros.

No bairro João XXIII, o acumulado foi de 155,2 milímetros, enquanto o bairro Pedreira registrou 124,2 milímetros. Nas últimas 12 horas, a área urbana de Itabira foi afetada por 77 milímetros de chuva. A Defesa Civil reforça que está de plantão 24 horas e pode ser acionada pelo número 199, em horário administrativo. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193, a Polícia Militar pelo 190 e o SAMU pelo 192, 24h por dia.