Governo federal ressarce R$ 2,3 bilhões a vítimas de descontos irregulares do INSS

37

O governo federal já ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas de descontos irregulares de mensalidades cobradas por associações, sindicatos, entidades de classe e organizações de aposentados. Segundo o balanço mais recente do INSS, os valores, corrigidos pela inflação, correspondem a cerca de 3,37 mil pagamentos já emitidos, com previsão de conclusão até o dia 27 de outubro.

Os descontos de mensalidades associativas diretamente dos benefícios previdenciários estão suspensos desde 23 de abril deste ano, quando a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto. A ação tornou público um esquema nacional que lesou milhões de aposentados e pensionistas em todo o Brasil.

A CGU e o INSS já instauraram 52 processos administrativos de responsabilização contra 50 associações e três empresas investigadas por supostamente fraudar o instituto, lesar aposentados e pensionistas e pagar propina a agentes públicos.