Usuários do CAPS IJ de transformam muro em galeria de arte

29

O muro da sede do Serviço de Saúde Mental/Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Sesamo/CAPS IJ), em João Monlevade, ganhou novas cores e significados com a criação do “Mural Ecológico”, uma obra coletiva feita pelos próprios usuários do serviço. O trabalho, realizado à mão livre, faz parte do projeto Eco Oficinas, coordenado pelo pedagogo, arte-educador e servidor do CAPS IJ, Reginaldo Pereira Muniz.

As ilustrações, com temas variados, agora decoram o muro da unidade, localizada na rua Alberto Scharlé, nº 477, no bairro Novo Horizonte. Segundo Reginaldo, além de embelezar o espaço e facilitar a identificação do local, a atividade tem se mostrado um importante instrumento terapêutico. “Vemos o desenvolvimento de muitos usuários em virtude desse trabalho e de outros projetos. É muito gratificante perceber o envolvimento de todos. O mural deu uma cara nova ao serviço e fortaleceu o vínculo dos participantes com o espaço”, destacou.

Entre os artistas, o usuário E. C. O. S., autor de duas pinturas, contou que uma delas foi uma homenagem ao pai. “Fiz duas pinturas, uma delas do cantor Freddie Mercury, da banda inglesa Queen, porque meu pai é fã. Fiquei muito feliz em poder participar do projeto. Acho que ficou muito bonito”, afirmou Emanuel.

A iniciativa reforça o papel da arte como ferramenta de expressão, inclusão e cuidado dentro das ações desenvolvidas pelo CAPS IJ, que busca oferecer um atendimento humanizado e acolhedor a crianças e adolescentes em tratamento de saúde mental.