17.5 C
João Monlevade
quinta-feira, junho 25, 2026
spot_imgspot_img
InícioOpiniãoRodoviária para se chamar de rodoviária

Rodoviária para se chamar de rodoviária

Símbolo de conexão entre viajantes e cidades, a rodoviária, na cultura popular, nunca foi apenas um terminal com guichês, pátio de espera e lanchonete com finalidade de embarque e desembarque de passageiros, como dizem os dicionários. Na figura geométrica, arquitetônica, urbanística e histórica de um lugar, o terminal, independentemente de seu fluxo diário de vindas e idas, é um lugar para se chamar rodoviária.

Rodoviária muitas vezes é um elefante branco, mas permanece como pertencimento material e imaterial daquele lugar. É cultural, é ousada em suas linhas geométricas e conecta quem chega de passagem. Conecta também quem gosta da sensação de carregar memórias, afetos e admiração como bagagem. Há quem admire os veículos que ali chegam e partem. Há quem goste de chegar apenas para aguardar quem ama.

Portanto, rodoviária não economiza espaço, não reduz tamanho, tampouco deixa de existir. Pode haver outros pontos de parada, como o Santo Cálice do modal rodoviário que recepciona Monlevade bem ali, no Santo Hipólito, muitas vezes confundido exatamente como rodoviária, e eu diria que é algo mais comercial dessa extensa rede de pontos de apoio pelo país. Isso não deve diminuir a rodoviária que devemos chamar de rodoviária. É para ser redundante mesmo, assim como chamamos prefeitura de “Prefeitura Municipal”. Se é municipal, obviamente é prefeitura, mas a língua portuguesa também acolhe exceções consagradas pelo uso. O mesmo deve ocorrer com o significado intangível de rodoviária, que precisa ter cara de rodoviária.

Leia Mais
spot_img

Mais lidas

Não é permitida essa ação.