O Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) inaugurou no último sábado (30) o Centro de Treinamento Carlos Clemente Teixeira, anexo à sua sede, no bairro Sion, em João Monlevade. O espaço será destinado à formação e ao aprimoramento dos voluntários, com atividades voltadas para diferentes situações de emergência.
Segundo o presidente do Sevor, Renato Carvalho, o local permitirá simulações de resgate em encostas, desencarceramento de vítimas presas às ferragens, remoções em altura e até operações em ambientes escuros e de difícil acesso, semelhantes aos encontrados em boates e locais de aglomeração.
A obra começou em 2023, ainda sob a gestão da ex-presidente Maria de Lourdes Nascimento, e recebeu contribuições de voluntários e parceiros. Ao todo, foram investidos R$305 mil. O espaço leva o nome de Carlos Clemente Teixeira, único fundador ainda atuante no grupo criado no ano 2000.
O terreno foi cedido pela Prefeitura, e a construção realizada pelos próprios voluntários com apoio de colaboradores. Durante a cerimônia, o Sevor homenageou pessoas e instituições que contribuíram para a realização do projeto.
Após a solenidade, foi realizada uma simulação de resgate de acidente automobilístico, que atraiu a atenção da comunidade. Para a encenação, parte do trânsito da avenida Alberto Lima foi temporariamente desviado para ruas próximas no bairro Sion.